segunda-feira, 8 de maio de 2017

O Grande Passo da Humanidade

Há uma frase popular que diz que o bem mais precioso da humanidade é o conhecimento que adquirimos ao decorrer de nossa vida, pois este jamais pode ser retirado de nós! 

Pouco antes de completar quatro anos insisti veementemente para que pusessem-me na pré-escola. Mesmo com a pouca idade, já compreendia a importância de acumular experiências e conhecimento. Além disto, sempre vi certa magia na educação e sempre valorizei e admirei a ela e a seus defensores.

No decorrer dos anos, encontrei e conheci mestres exímios e incríveis pelos quais sempre cultivei imenso respeito, apreço e, acima de tudo, gratidão! Tenho plena convicção de que a pessoa que tornei-me hoje tem muito de cada um deles e sei que sem eles, muito provavelmente, eu não seria nada!

Foi na escola, cercada por quatro paredes e por inúmeras pessoas que nunca queriam saber de nada, que pude construir meu caráter, formular minhas ideias e opiniões e adquirir toda a gama de conhecimento que detenho! Nela aprendi tudo que sei! Afinal, ela e todos aqueles que cruzaram meu caminho deram-me a chance de estar aqui, redigindo!

Aprendi tantas coisas incríveis! Da Regra de Três a Porcentagem, Bhaskara e Pitágoras. Dos Gêneros Literários até a própria Literatura. Das Fórmulas Químicas as Físicas e Cientificas. Sobre os renomados Filósofos e Sociólogos. E, até mesmo, sobre as inúmeras Teorias Administrativas, de Ford a Taylor, de Maslow a Mayo. Aprendi, também, sobre os grandes feitos da humanidade e, com a sabedoria que me coube, compreendi que nem todos eles foram tão grandiosos assim. Tive discernimento para entender que não bastava-me a escola, pois nem tudo que foi-me passado ali foi retratado como de fato é, afinal, nem todos os fatos condiziam com a realidade.

Viajei para o passado, fiz-me presente em cada aula e, pouco a pouco, arquitetei meu futuro! Dediquei-me a cada prova, trabalho e seminário. Ali, no ambiente que todos odiavam e do qual todos fugiam, trilhei o caminho rumo aos meus sonhos e ao meu futuro! Graças a ela fui capaz de conquistar muitos e, dia após dia, chego mais perto daqueles que ainda me faltam!

A escola permitiu que eu desse tantos passos que, sem ela, seriam incertos e em falso! Permitiu-me que eu me tornasse grande por conta própria e foi a base para que eu evoluísse de forma íntegra, da qual muito me orgulho! Na escola, enchi-me de esperança e voltei a acreditar que o mundo pode tornar-se um lugar melhor por meio dela, do conhecimento e da educação!



Gabrielle Colturato

Nenhum comentário:

Postar um comentário