terça-feira, 5 de maio de 2020

Resenha: Mulheres Sem Nome



Mulheres Sem Nome é o romance de estreia da escritora estadunidense Martha Hall Kelly. Publicado originalmente em abril de 2016 pela editora nova-iorquina Ballantine Books e em Novembro de 2017, no Brasil, pela Editora Intrínseca, Mulheres Sem Nome foi indicado ao prêmio Goodreads Choice Awards por Melhor Ficção Histórica em seu ano de estreia.

A história de Mulheres Sem Nome é contada a partir da perspectiva de três mulheres distintas que moram, cada qual, em um lugar do mundo.

Caroline Ferriday é uma socialite nova-iorquina e ex-atriz da Broadway que se dedica fervorosamente ao seu trabalho voluntário no Consulado Francês recepcionando estrangeiros recém-chegados aos Estados Unidos. Além disso, ela destina seu tempo livre promovendo eventos de caridade que a possibilitam angariar fundos para enviar cestas básicas a diversos órfãos na França. 

Kasia Kuzmerick, por sua vez, é uma adolescente polonesa de descendência alemã que vive com seus pais e sua irmã Zuzanna na cidade de Lublin, localizada no leste da Polônia. Com a invasão de Hitler a Polônia, em 1939, Kasia vê sua vida e a de sua família virar aos avessos quando soldados da SS batem à sua porta à procura de seu pai, responsável pela agência central de correios da cidade. Tomada por um latente inconformismo, ela torna-se mensageira da resistência na esperança de ser útil ao país em meio à guerra. Entretanto, as consequências desta decisão são irreversíveis.

Herta Oberheuser é uma alemã recém-formada em medicina que vê seu sonho de se tornar cirurgiã ir por água abaixo em meio a uma Alemanha nazista em que mulheres devem prover e criar seus filhos arianos. Guiada por seus propósitos, Herta aceita uma vaga do governo e torna-se médica no campo de reeducação para mulheres de Ravensbrück, situado no município de Fürstenberg.

Nenhuma destas mulheres imaginavam que a Segunda Grande Guerra que implodia e se alastrava pela Europa mudaria, por completo, suas vidas. Por meio da narração destas três mulheres, Martha Hall Kelly guia o leitor por uma história envolvente e arrebatadora que o surpreende do início ao fim.

Dividido em capítulos instigantes que incentivam a continuidade da leitura, Mulheres Sem Nome é um livro bem construído que surgiu a partir de pesquisas profundas sobre fatos reais que assolaram a humanidade. Um livro de ficção histórica que comove e nos faz repensar as atrocidades causadas pelos seres humanos no decorrer da história do mundo.


Escrita por Gabrielle Colturato

Nenhum comentário:

Postar um comentário