quarta-feira, 27 de maio de 2020

Resenha: O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram


Minha história com O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram começou em 2018, na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, quando me deparei com seu título inusitado na pilha dos livros que custavam R$10. Na época, eu trabalhava como Jovem Aprendiz recebendo um salário ínfimo de modo que qualquer obra literária que custasse um valor simbólico interessava-me muito mais se comparada as com valores mais altos.

Infelizmente, depois de adquiri-lo, cometi o erro de abandoná-lo na minha estante e dar pouquíssima atenção a ele. Até que mais recentemente, em meio a dúvida sobre qual livro começaria a ler, me deparei com ele e, mais uma vez, me senti instigada por seu título que desencadeou uma curiosidade repentina e avassaladora em mim.

Foi então que decidi seguir nessa empreitada e ler O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram, um romance LGBT escrito pela autora brasileira Ana Luiza Savioli e publicado pela Hoo Editora em 2016.

A trama começa com Harry Darwin, um bolsista de polo aquático no colégio St. Raphael, sendo resgatado no Lago dos Padres por um completo desconhecido. Quando acorda em sua cama, na manhã seguinte, ele não se lembra de nada. O que estava fazendo no lago? Quem o resgatou? Como veio parar em seu quarto? Todas essas dúvidas enchem a cabeça do garoto.

Naquele mesmo dia, o colégio recebe a notícia de que Damon Knight, um aluno que há dois anos desapareceu sem deixar vestígios, foi encontrado morto próximo ao lago. No velório, Harry têm um lapso de memória ao se deparar com o corpo do jovem e descobre que foi ele quem o salvou no lago, na tarde do dia anterior, deixando-o ainda mais confuso.

Quando Matthew Knight chega à escola ocupando o quarto que era de seu irmão, Harry busca maneiras de aproximar-se do garoto a fim de entender os motivos que levaram Damon a salvá-lo e, em seguida, suicidar-se. Entretanto, descobre que os mistérios que rodeiam os Knight são muito mais profundos do que imaginava.

Ao mesmo tempo que Darwin começa a compreender certos acontecimentos estranhos que se desenrolam na escola, novas incógnitas surgem e Matthew não parece disposto a ajuda-lo a resolvê-las.

Apesar de possuir passagens confusas devido complexidades temporais, a autora explora destes artifícios com magnificência e desenvolve um enredo sólido que permite a imersão do leitor e facilita a identificação com os personagens. Tudo isso faz com que o livro se torne mais fascinante a cada capítulo ao ponto de ser impossível largá-lo.

O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram é uma obra sobre o tempo, sobre amores e amizades e, também, sobre sacrifícios. Seu final é surpreendente e dá sentido à história como um todo. Não se assuste se, nos capítulos finais, sentir-se o gif mind blown em pessoa, pois foi exatamente dessa forma que me senti.


Escrita por Gabrielle Colturato



Gif Mind Blown by Giphy


Nenhum comentário:

Postar um comentário