sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Poder Musical

(redação feita para aula de Português baseada em um instruções de um "Laboratório da Redação" do Colégio Objetivo fornecido pela Professora.)

Presente na vida de, praticamente, todo ser humano, sendo plano de fundo para o cotidiano de cada um. O que seria de nós sem a música? Esta que define momentos, muitas vezes, inexplicáveis, trazendo sentidos e respostas para nossas vidas e, de certa forma, dizendo-nos exatamente aquilo que precisamos ouvir em determinadas situações. 

Combinação de sons que explicam, de forma única, sentimentos, angústias, medos, alegrias e dores. De acordo com o neurocientista norte-americano, Daniel Levitio, a música foi, e continua sendo, um grande passo à revolução humana, tendo o poder de mudar culturas e influenciar gerações. Ela é a mais bela e singela expressão do que temos dentro da alma, no mais profundo íntimo.

Acolhedora quando nada nem ninguém é capaz de fazê-lo. Capaz de curar quadros de depressão e, segundo médicos, em determinados aspectos, ajudar, até mesmo, na reabilitação de pessoas que sofrem de amnésia.

Platão alega que a música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro, Nietzsche diz que sem ela a vida seria um erro, Browning afirma que quem ouve música sente sua solidão ser povoada. Como contestar tão grandes pensadores?

Concluo que, como Huxley mesmo diz, a música é o que mais se aproxima de expressar o inexprímivel. Não é algo que se possa explicar, pois ela já diz por si só.

Quando se trata de música não devemos ir em busca de definições, mas dos sentimentos que cada qual carrega em sua letra, em seu ritmo, em sua melodia... em si!



Gabrielle Colturato

Nenhum comentário:

Postar um comentário