domingo, 7 de junho de 2020

Resenha: Uma Casa no Fundo de Um Lago


Josh Malerman é um contista e romancista americano que ficou conhecido na esfera literária após a repercussão de seu livro de estreia, Caixa de Pássaros, publicado em 2014 pela Ecco Press (editora HarperCollins) e em 2015 pela editora Intrínseca.

Desde então, Josh publicou inúmeros contos e outros dez romances (de acordo com o Wikipédia). Entre eles está o livro Uma Casa no Fundo de Um Lago, publicado no Brasil em 2016 também pela editora Intrínseca.

No início deste romance, o leitor é transportado para o primeiro encontro de Amelia e James. Entretanto, o que parecia ser um simples passeio de canoa transforma-se em uma sequência de descobertas quando os dois encontram um lago desconhecido. Além disso, ao explorarem esse novo lago, o casal se depara com algo ainda mais inusitado: o telhado de uma casa.

A partir disto, Amelia e James sentem-se fascinados pela existência de uma casa no fundo de um lago e passam a visitá-la constantemente. Conforme os adolescentes desvendam os cômodos da casa submersa descobrem que aquele local mágico é mais rodeado de mistérios do que eles são capazes de imaginar.

Apesar de possuir um nome instigante, Uma Casa no Fundo de Um Lago não entrega nada de incrível ao leitor. Tendo em vista que a história transcorre de forma repetitiva e sem grandes acontecimentos por, pelo menos, 120 páginas, o título da obra se torna o maior spoiler que um leitor poderia receber sobre o romance.

Os elementos gráficos da capa e a sinopse do livro vendem uma aura de suspense que, na verdade, não existe. As passagens não são envolventes ao ponto de incentivar a leitura, tornando a obra ainda mais decepcionante. Os capítulos apenas apresentam mais do mesmo: a Amelia e o James mergulhando no terceiro lago para adentrar a casa submersa e buscando meios de conectarem-se ainda mais com ela. O desenrolar da história é desanimador e o livro termina de uma forma incompreensível, oferecendo pouco crédito ao restante da trama.

Se os demais livros de Josh Malerman valem mais a pena do que este, vocês terão de descobrir sozinhos, pois a experiência com Uma Casa no Fundo de Um Lago me desestimulou a ler qualquer outra obra deste autor.


Escrita por Gabrielle Colturato

Nenhum comentário:

Postar um comentário