quarta-feira, 24 de junho de 2020

Resenha: Seis Anos Depois


Se você é um apreciador de tramas repletas de suspense e mistério, mas ainda não leu nenhum romance de Harlan Coben, venho lhe informar que está perdendo a oportunidade de se deleitar com obras primorosas.

Aclamado pela mídia e conhecido como “o mestre das noites em claro”, Coben é um dos autores americanos mais renomados no gênero: considerado o número 1 do New York Times e vencedor dos três principais prêmios da literatura policial americana*. Seus livros já foram traduzidos para 43 idiomas e totalizam mais de 70 milhões de exemplares impressos em todo o mundo.

Dentre as obras publicadas**, está Seis Anos Depois. Neste romance, conhecemos Jacob Fisher, um professor universitário do Lanford College que se recolheu em um retiro para escritores, em Vermont, com o intuito de redigir sua dissertação sobre Estado de Direito. Próximo dali, estava a Colônia de Renovação Criativa, um retiro artístico muito diferente daquele destinado aos escritores.

Certa noite, os participantes de ambos os retiros se reuniram a fim de dividir seus trabalhos. Nesta ocasião, Jake conhece Natalie Avery, uma talentosa pintora, por quem se apaixonou instantaneamente. Durante os meses no retiro, os dois aproveitaram o tempo um ao lado do outro: visitando cafés, restaurantes e outros lugares.

Tudo parecia perfeito entre eles, até Natalie lhe enviar um bilhete informando que, em breve, se casaria com Todd, seu ex-namorado. Apesar de não compreender os motivos que levaram ao rompimento, Jake decide ir ao casamento a fim de obter respostas, mas a única coisa que consegue é um pedido para que ele nunca mais os procure.

Durante seis anos, ele consegue manter sua promessa permanecendo distante da única mulher que amou, mas ao se deparar com o obituário de Todd Sanderson, o homem com quem Natalie se casou, Jake sente-se incapaz de não ir atrás de sua amada.

Quando passa a procurá-la, suas buscas não o levam a lugar algum. Com isso, Fisher desconfia ainda mais do sumiço repentino de Natalie. Intrigado com tantos mistérios acerca do caso, ele se mete em todo o tipo de confusão para descobrir algo que lhe ajude a reencontrar aquela mulher.

Conforme a história de desenvolve, inúmeras informações são reveladas sem que a situação chegue a um desfecho. Seis Anos Depois é um romance intenso e de tirar o fôlego, que escancara ao leitor que, nem sempre, conhecemos verdadeiramente aqueles que mais amamos.

Harlan Coben nos traz, mais uma vez, uma trama envolvente, cheia de percalços, mas muito bem construída.


Escrita por Gabrielle Colturato



*: Harlan Coben foi o primeiro escritor a receber os prêmios Anthony Award, Shamus Award e Edgar Allan Poe.
**: Coben já lançou, ao todo, trinta e dois livros desde sua estreia, em 1990. Suas obras mais conhecidas são a renomada série literária de Myron Bolitar e Mickey Bolitar e os romances independentes Não Conte a Ninguém, que recebeu uma adaptação cinematográfica francesa em 2006; Não Fale com Estranhos, transformado em uma série pela Netflix; Não Há Segunda Chance e Apenas Um Olhar, que também foram adaptados para minisséries; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário