quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Entre três, eu te daria quatro

Alguns relacionamentos começam de forma péssima, as brigas são frequentes, e, como consequência destas, os envolvidos até cogitam em um rompimento. Outros relacionamentos começam de forma contraria, tudo sempre parece bem, com uma ou outra desavença que, quase sempre, se resolve em pouco tempo. O inicio de um relacionamento é marcado pela fase de adaptação, um se adaptando ao outro. Tal momento, em minha opinião, é de suma importância.

Estávamos em nossa fase de adaptação, mesmo com quase dois meses e meio juntos. Felizmente nos encaixávamos no segundo caso. Nunca tivemos muitas brigas ou arranca rabos, e até hoje, foram poucos os que aconteceram.

Você conhece bem minha fissura pela minha literatura romântica, e eu reconheço sua repulsa por literatura, quem dirá romântica. Porém, em meio aos nossos dois meses e pouco juntos, estava em meio a mais um de meus romances mela cueca, e lá pela página 40 encontrei um trecho que, até hoje mexe um tanto comigo. Este trecho é assim: “Toda mulher deve ser capaz de responder três perguntas antes de se comprometer com um homem. Se disser “não” a qualquer uma das três, saia correndo. […] Se não for capaz de responder “sim” às três perguntas, nem perca tempo num namoro. […] Ele a trata com respeito o tempo inteiro? Essa é a primeira pergunta. A segunda é: se, daqui a vinte anos, ele fosse exatamente a mesma pessoa que é hoje, você ainda assim se casaria com ele? E, finalmente, ele faz com que você queira ser uma pessoa melhor? Se conseguir responder “sim” às três em relação a uma pessoa, então encontrou um homem descente.” (Métrica, Colleen Hoover.)

No instante em que me deparei com tal trecho, no meio do capitulo, terminei-o, e corri direto para o computador, digitei-o e analisei-o por alguns incontáveis minutos. Após analisar, e sem tentar responde-las, prossegui com minha leitura, e depois de algumas longas horas lendo, inevitavelmente, voltei a lê-lo, e enfim, pensei em você, ou melhor dizendo, em nós.

"Toda mulher deve ser capaz de responder três perguntas sobre uma única pessoa". E então, eu decidi pensar, não só no trecho, mas também nas respostas para tal, levando em consideração você.

Típico garoto que, em ultimo lugar, estaria preparado para uma relação como a que construímos no decorrer dos meses. Todo repleto de manias, algumas vezes, intoleráveis. E que guarda de baixo de sete chaves uma manha gostosa, e um carinho imenso, único, só seu.

A cada segundo que passamos juntos, soube, acima de tudo, respeitar-me. Logo, a primeira resposta é sim. A segunda pergunta, porém, tem toda uma complexidade, mas lembro-me que na primeira vez que ficamos, pedi-lhe em casamento, pelo simples fato de que, caso isso um dia acontecesse, perdoaria-me pelos meus All Star, e mesmo tendo dito não, daqui a vinte anos faria sim, o mesmo pedido, mesmo cogitando um segundo não. Eu apaixonei-me por todo o seu jeito, e mesmo com as suas falhas, odiaria conhecer-te de outra forma.  Sendo assim, sim a resposta para a segunda pergunta.

Estou longe de ser a melhor pessoa do mundo, que merece um Nobel da Paz, ou alguma balela assim. Não ajudo animais necessitados na caridade, não visito idosos em asilos, e nem tenho coragem de ir brincar com crianças em um lar de adoção. Porém, mesmo naquela nossa fase de adaptação, eu já tinha o efeito de querer ser, sempre e em todas as situações, uma pessoa melhor, não só para mim, mas para você e para todas as pessoas que me cercam. Logo a resposta para a terceira, assim como para a segunda, e para a primeira, é sim.

Quando deparei-me com essas perguntas, e decidi responde-las, tive os três "sim" necessários. Hoje, já se passaram alguns meses, e muitas outras coisas aconteceram, coisas que tinham tudo para tirar-lhe estes três "sim". Mas eu não os tirei, e hoje, analisando as mesmas perguntas, digo sim para as três, mais uma vez.

Se daqui, não digo vinte anos, mas doze ou quinze anos, estivesse ao seu lado em um altar, ou sendo sujeita a tais perguntas, não temeria em dizer sim mais três vezes, acrescentando mais um.

Pois entre três, eu te daria até quatro "sim". Por mais premeditado que seja, por mais errado que possa ser. Você tem o meu SIM!


Gabrielle Colturato

Nenhum comentário:

Postar um comentário